Este blog visa o registro de fatos e lugares do Sertão Mineiro, na visão de uma apaixonada por suas raízes...
sábado, 25 de julho de 2009
8º Congresso do Sind UTE
Para comemorar os 30 anos de lutas, em defesa de uma educação pública e de qualidade social, o Sind-Ute realizou nos dias 21 a 24 de julho na cidade de Poços de Caldas seu 8º congresso do Sind-UTE e 20º dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Minas Gerais, cujo tema central é “ Educação Pública de Qualidade Social: respeito à vida e à dignidade de educandos(as) e educadores(as)”.
O evento que teve a participação de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), deputados, especialistas em educação, dos ministros chefe da Casa Civil, Luiz Soares Dulci, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, contou com quase 1900 profissionais da educação que participam como delegados/as eleitos/as em seus locais de trabalho.Do norte de Minas mais de 200 representantes participaram, sendo 78 de Montes Claros.
O 8º Congresso do Sind-UTE/MG reservou aos seus participantes atividades diversas, sendo as comemorações aos 30 anos da Entidade momentos especiais do Encontro. “Há três décadas, o Sind-UTE/MG vem construindo e consolidando sua história na luta incessante em defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Participamos ativamente das lutas pela redemocratização do País e na defesa da classe trabalhadora brasileira. Essa trajetória faz do nosso Sindicato um dos mais combativos de Minas Gerais”, afirmou a coordenadora Inez Camargos.
Além de atividades culturais, palestras, debates, plenárias, ato político comemorativo ao aniversario da Entidade, homenagens aos presidentes e coordenadores gerais da entidade nesses 30 anos: Luiz Soares Dulci, Fernando Cabral , Rosaura de Magalhães, Antônio Roberto Lambertucci, Antônio Carlos Hilário e à coordenadora Maria Inez Camargos, houve também uma homenagem especial à escritora e poetisa Cora Coralina, que dá nome ao Congresso.
Homenagem à Cora Coralina
O Sind-UTE/MG prestou homenagem neste Congresso à escritora e Poetisa Goiana, nascida na cidade de Goiás, Cora Coralina que começou a escrever poemas e contos aos 14 anos de idade, mas somente aos 77 ficou conhecida no Brasil, tendo sido revela por meio da admiração do também escritor e poeta mineiro, Carlos Drumond de Andrade.
Cora cursou apenas as primeiras letras, mas trouxe consigo a simplicidade, a essência do olhar, o sentimento, a vida e o espírito de vanguarda. Trilhou a vida enfrentando barreira e vencendo obstáculos. Faleceu em 1985, mas deixou uma vasta obra literária, hoje estudada nas principais instituições de ensino do Brasil, Estados Unidos, França, Canadá, Alemanha, dentre outros paises. Definiu-se em frases tais como: “Eu sou aquela mulher a quem a vida muito ensinou. Ensinou a não desistir da luta”.
Assinar:
Postagens (Atom)